sábado, 22 de agosto de 2015

ANELÍDEOS


 Características:

-Simetria bilateral;

-Corpo com segmentos repetidos(metameria);

-Triblásticos;

O esqueleto está ausente. A sustentação do corpo é dada pelo celoma, que atua como esqueleto hidrostático. Apresentam um sistema muscular representado pelo sistema músculo-dermático, constituído por duas camadas de fibras musculares: uma externa circular e outra interna longitudinal. A locomoção é feita por contrações rítmicas da musculatura, auxiliada pelo esqueleto hidrostático.Nos oligoquetos, na face ventral do corpo, estão presentes estruturas quitinosas que auxiliam na locomoção – as cerdas.

- Os anelídeos não possuem sistema respiratório, e a respiração é cutânea (ocorre pela epiderme em animais terrestres) ou branquial (ocorre nas brânquias em animais aquáticos);


-Possuem aparelho digestivo com tubo digestivo completo. A digestão é extracelular.As minhocas nutrem-se de vegetais em decomposição presentes no solo. O intestino apresenta projeções cegas (cecos intestinais) e uma prega em seu interior que aumentam a superfície de absorção do alimento. 




- Sistema circulatório fechado, possuindo coração e vasos sanguíneos;

O sistema nervoso é centralizado, do tipo ganglionado. Há um par de gânglios cerebróides localizados sobre a faringe, de cada um dos quais parte um cordão nervoso longitudinal e ventral. Em cada anel há um par de gânglios dos quais partem nervos que se dirigem para os órgãos e para a superfície do corpo.




- Na maioria das vezes, os anelídeos são hermafroditas, isto é, cada animal possui os dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino. No entanto, eles realizam fecundação cruzada e recíproca, ou seja, dois animais hermafroditas cruzam e se fecundam mutuamente.


Oligoquetos

Apresentam poucas cerdas por anel. Não há parapódios (pequenas projeções do corpo que auxiliam a locomoção) nem cabeça diferenciada do restante do corpo.
O principal representante desse grupo é a minhoca. Ela tem a pele coberta por uma fina película e produz uma substância viscosa; esse muco diminui o atrito com o solo, protege a pele do contato com possíveis substâncias tóxicas e mantém a umidade, que é fundamental para a respiração cutânea.
Nesse animal, é visível o clitelo - um anel mais claro por onde os animais se unem na fecundação cruzada, trocando espermatozóides. Após a reprodução, cada um dos vermes libera no solo um casulo cheio de ovos. Alguns dias depois, saem desses ovos vermes jovens.
  • O sistema digestório é formado por uma boca; um papo, que parece uma grande câmera; uma moela, por onde o alimento é triturado; um longo intestino, que termina no ânus, situado no ultimo anel do corpo.
  • O sistema circulatório é fechado, e nele o sangue circula dentro dos vasos. O sangue possuihemoglobina, o mesmo pigmento vermelho que nós, seres humanos, possuímos.
  • O sistema nervoso é formado por células nervosas que coordenam várias funções do corpo.
A minhoca desempenha um papel importante na fertilidade do solo. Ela cava "túneis", atua como arado, aumentando a aeração e a circulação da água. Além disso, as suas fezes contêm, substâncias nutritivas que se misturam com a terra e agem como adubo, fertilizando o solo.
 



Poliquetos

Possuem muitas cerdas em cada segmento, ou seja, em cada anel. Cada anel tem um par de projeções laterais, os parapódios, no qual estão implantadas as cerdas.
Os poliquetos são carnívoros. Muitas vezes, são canibais, isto é, devoram outros poliquetos.


Fonte:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/anelideos2.php e http://www.mundovestibular.com.br/articles/5945/1/Anelideos/Paacutegina1.html 






Nenhum comentário:

Postar um comentário