domingo, 2 de agosto de 2015

MOLUSCOS

CARACTERÍSTICAS GERAIS:
- Animais com concha (caracóis e ostras) ou sem ela (lesmas e polvos).
-Apresentam celoma.
-Origem muito antiga (ao longo da sua história evolutiva adaptaram-se a modos de vida diversos).
-Marinhos, nas águas tropicais, polares e doces.
- Muitas formas terrestres.
-Tamanho diversificado, mas a maioria é pequena.


ORGANIZAÇÃO CORPORAL:
-Os moluscos são triblásticos e celomados, apresentam simetria bilateral e cefalização; o corpo mole abriga um tubo digestório completo.
Os moluscos possuem muitas características comuns entre si. O corpo da maioria dos moluscos pode ser dividido em três partes fundamentais.
·         CABEÇA:  Abriga o encéfalo e os principais órgãos sensoriais, como olhos e tentáculos.
·     PÉ:  Musculoso e adaptado a locomoção, pode modificar-se em tentáculos, em algumas espécies.
·    MASSA VISCERAL: Abriga órgãos corporais, como estômago o coração e os órgãos reprodutores e excretores.



MANTO E CONCHA:
MANTO:  Tecido que produz a concha.
CONCHA: Serve de proteção contra predadores e desidratação (no caso dos terrestres). Existem dois tipos:
·         Univalves: A concha tem uma peça única, a valva (exemplo: caracóis).
·         Bivalves: Duas valvas (exemplo: ostras e mexilhões)
A concha apresenta várias camadas: a mais externa é constituída por uma proteína (essa proteína é a que impede que as camadas calcárias se dissolvam no mar). Internamente há duas camadas calcárias, formadas pela deposição de carbonato de cálcio: Uma delas tem textura porosa e a outra, denominada CAMADA NACARADA, que possui uma textura sedosa e brilho perolado.
Em alguns moluscos, como nas lulas, a concha interna é formada por um material semelhante à cartilagem.

NUTRIÇÃO E SISTEMA DIGESTÓRIO:
Nos HERBÍVOROS E PREDADORES a boca apresenta uma estrutura chamada rádula, órgão musculoso com aspecto de lixa, pois é recoberto por uma camada com rígidos dentes microscópios. A rádula é utilizada na raspagem da superfície do substrato, retirando alimentos. O alimento ingerido é envolvido por muco e conduzido ao estômago.
Já os FILTRADORES, não possuem rádula. As partículas de alimento em suspensão na água são retidas nas brânquias e conduzidas à boca.

RESPIRAÇÃO E CIRCULAÇÃO:
                Os moluscos em geral possuem sistema circular aberto, ou seja, o sangue circula pelo corpo do animal, nem sempre está contido nos vasos, mas também em cavidades corporais. Mas existe uma exceção, o grupo de cefalópodes (lulas, polvos, sibas e náutilos) apresentam sistema fechado, ou seja, o sangue está sempre nos vasos.
                Os moluscos aquáticos respiram através das brânquias e os terrestres através de um tipo de pulmão (cavidade do manto vascularizada). Em muitas espécies, a respiração ocorre na superfície do manto ou da epiderme.

EXCREÇÃO:
-Ocorre por meio de um ou mais pares de rins -> METANEFRÍDEOS
- Os fluídos corporais passam do celoma para o interior dos metanefrídeos, substâncias úteis são reabsorvidas, e os resíduos (como amônia e ácido úrico), são eliminados pelo PORO EXCRETOR.

SISTEMA NERVOSO E SENSORIAL:
-É constituído por um conjunto de gânglios nervosos, na região da cabeça,ligados a CORDÕES NERVOSOS LONGITUDINAIS  ventrais, interligados por nervos transversais.
- Em polvos e lulas é mais desenvolvido, com um grande cérebro na região cefálica.

LOCOMOÇÃO:
-Possuem pé musculoso que promove o deslocamento por ondas de contração (que é facilitado pelo rastro mucoso). Existem os Bivalves sésseis, os quais não possuem pé. Já as ostras utilizam o “Pé” para escavação ou ancoragem. Polvos e lulas deslocam-se na água por propulsão a jato.

REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
- HERMAFRODITAS OU SEXOS SEPARADOS: A fecundação pode ser externa (caso dos mexilhões e ostras) ou interna (caso dos caracóis, polvos e lulas)

- O desenvolvimento pode ser direto ou indireto, com um estágio larval livre-natante e ciliado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário