Placas alertando perigo são encontradas em certas épocas do ano nas praias da Austrália. Elas alertam o perigo que esse animal de corpo azulado e quase transparente representa: ele tem provocado mais mortes que os tubarões do litoral australiano.
A vespa-do-mar (Chironex fleckeri) tem seu corpo em forma de sino tem o tamanho de uma bola de basquete e os tentáculos atingem até três metros de comprimento. No entanto, a vespa-do-mar não parece nenhum “monstro marinho”. Seu segredo? Um veneno potente nos tentáculos, que é injetado nos animais que tocam nela. O veneno pode paralisar um peixe, que morre e é devorado. Se uma pessoa tocar nos tentáculos dela pode morrer de parada cardíaca – se não for atendida logo por salva-vidas que carregam um antídoto contra o veneno.
A vespa-do-mar é uma água-viva, um animal marinho do filo dos cnidários, que também inclui as actínias, os corais e as hidras. Todos são aquáticos, e a maioria vive no mar.
http://4.bp.blogspot.com/-FvpaSoFyRLg/Tb_tFlGTAWI/AAAAAAAAAD0/tVNQxv4UmLE/s400/vespa+do+mar.jpg
A FORMA DOS CNIDÁRIOS
O corpo de alguns cnidários, como a actínia, ou anêmona-do-mar, os corais e a hidra, é cilíndrico, com uma abertura, que corresponde à boca, na parte superior. São geralmente fixos ou então se movimenta pouco. Cnidários com essa forma corporal são chamados pólipos.Outros, como a água-viva, são móveis e tem o corpo em forma de sino, com a abertura correspondente a boca localizada na parte inferior. Cnidários como esses são chamados medusas.
Ao redor da boca, ambas as formas – pólipos e medusas – possuem tentáculos, que o animal utiliza na captura do alimento.
Alguns cnidários, como a água-viva, parecem feitos de gelatina – 95% do peso do corpo deles é água (no homem a água equivale a 70%), o que explica o nome água-viva.
Mas não se engane: apesar da aparência frágil das águas-vivas e da imobilidade das anêmonas, das hidras e dos corais, todos eles são carnívoros.
Certos cnidários, apesar de parecerem à primeira vista um único indivíduo, é uma reunião de diversos indivíduos, cada um com uma função, formando uma colônia.
PÓLIPO
http://www.sabedoria.ebrasil.net/db/biologia/estudos/biologia/biologiag/zoo_cn10.jpg
MEDUSÓIDE
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4twaFKpZ2WUL5pHgqSTdGh2BuVYwTKtJrjniVp-Fv_RI431tfuTaJ4xKDGQJYUYtI4QsIaBpTert862nPD-mGDmWhMiCo7PmzgdJQJgaarwefXUOhBVALfkPuY2TjSnQ9R6G99Jh3-i4/s1600/medusa.jpg
COMO OS CNIDÁRIOS SE ALIMENTAM
O corpo dos cnidários é recoberto por um tecido denominado epiderme. Nele existem células especializadas chamadascnidócitos ou cnidoblastos, que estão mais concentradas nos tentáculos.
Dentro dos cnidócitos há uma cápsula, o nematocisto. Ele contém uma espécie de fio enrolado com uma ponta que funciona como um arpão.
Quando o cnidócito é tocado, a cápsula imediatamente se abre, o fio se desenrola, sua ponta penetra na pele da presa e injeta nela uma toxina.
A toxina e capaz de paralisar e matar pequenos animais, como peixes, vermes e crustáceos, que servem de alimento aos cnidários. Esses animais também ingerem organismos do plâncton que entram no corpo deles com a água.
O alimento ingerido pela boca vai para a cavidade do corpo, onde a maior parte é digerida e absorvida. Os restos não digeridos são eliminados pela própria boca, pois os cnidários não têm anus.
A existência de uma cavidade digestória nos cnidários explica a origem do outro nome desse filo: celenterado.
O corpo desses animais tem uma espessura muito reduzida. Por isso o oxigênio dissolvido na água atravessa a epiderme e chega logo a todas as células. O gás carbônico e as substancias toxicas ou inúteis (chamadas excretas) também saem do corpo do animal pela epiderme.
A REPRODUÇÃO DOS CNIDÁRIOS
Nos cnidários encontramos as duas formas de reprodução: assexuada e sexuada.
A reprodução assexuada ocorre geralmente por brotamento, como também acontece nas esponjas.
Se o broto permanecer ligado ao animal original, forma-se uma colônia (vários indivíduos da mesma espécie unidos entre si). É o que ocorre com os corais e com a caravela.
Na reprodução sexuada, há produção de gametas, fecundação e formação de uma larva móvel. O desenvolvimento é, portanto, indireto (com a formação de larva).
Em muitos cnidários há uma alternância entre as duas formas de reprodução. Em uma geração, os indivíduos são pólipos (formas fixas) que se reproduzem assexuadamente e originam medusas; as medusas (formas móveis), que representam a nova geração, reproduzem-se sexuadamente e originam pólipos.
CARACTERÍSTICA
UMA CARACTERÍSTICA ESPECIAL DOS CNIDÁRIOS É POSSUÍREM SIMETRIA RADIAL, ASSIM PODEMOS CORTÁ-LA EM PEDAÇOS IGUAIS TODOS PASSANDO PELO CENTRO DA CIRCUNFERÊNCIA CILÍNDRICA DO CORPO DO CNIDÁRIO.
http://lh3.ggpht.com/_4NIeKRU1V-s/SUIFhfvPt7I/AAAAAAAAAEw/LXdsLcZ_eAc/dvcelent8.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário