quarta-feira, 15 de junho de 2011

FILO DOS ANELÍDEOS

SEGUNDO O LIVRO DIDÁTICO


A VIDA DAS MINHOCAS
    A musculatura de cada anel da minhoca pode contrair-se separadamente. Com isso ela pode encurtar uma parte do corpo e esticar a outra, o que ajuda a minhoca a cavar túneis e se movimentar no solo. Há também na superfície do corpo desses animais as cerdas, que são como ganchos. As cerdas prendem uma parte do corpo no solo, enquanto a outra parte se estica ou encolhe.
   As minhocas se alimentam por detritos orgânicos. O alimento pode ser armazenado no papo e depois moído na moela.
   A minhoca respira pela pele. O oxigênio é levado até as células pelo sangue combinado com uma substância vermelha, a hemoglobina.
   Em vez de olhos, as minhocas possuem células sensoras espalhadas por toda a pele do corpo. Tais células apontam a presença de luz, assim ajudam o animal.
   As minhocas são hermafroditas, porém não se reproduzem sozinhas. Duas minhocas se tocam e trocam espermatozoides. Cada uma guarda por um tempo os espermatozoides recebidos pelo outro organismo; depois, deixa-os junto com os próprios óvulos, em casulos de muco. Dentro do casulo, os espermatozoides fecundam e são produzidos vários embriões.
   O casulo de muco é formado em uma região mais espessa do corpo do animal, o citelo, e possui alimento para os embriões. O casulo protege também os embriões contra a desidratação.
   Dentro do casulo, que é liberado no solo, os embriões tem desenvolvimento direto, e geram filhotes semelhantes aos adultos.

A IMPORTÂNCIA DAS MINHOCAS
   A criação das minhocas para a comercialização dos animais ou de suas fezes é chamada de minhocultura.
   Ao se movimentarem sob a terra e constroem seus túneis, as minhocas tornam o solo mais arejado. Isso deixa mais fácil a circulação de ar e  permite que a água entre melhor. Com isso as plantas se beneficiam.
   Nesse movimento oscilatório, as minhocas movimentam também o solo, trazendo parta a superfície partículas que se encontravam no fundo, e vice-versa.
   As minhocas digerem a matéria orgânica dos detritos e eliminam fezes que servem de adubo para o solo, o húmus.
 
OUTROS ANELÍDEOS
   Há três classes dentro do filo dos anelídeos.
·        Oligoquetas: possuem poucas cerdas no corpo, como as minhocas;
·        Poliquetas: possuem muitas cerdas no corpo, com as poliquetas (em algumas poliquetas há a presença de brânquias, as brânquias são órgãos especializados em retirar oxigênio dissolvido na água);
·       Hirudíneos: não possuem cerdas, como as sanguessugas.



   

Um comentário: