terça-feira, 28 de junho de 2011

MOLUSCOS

SEGUNDO O LIVRO DIDÁTICO



   O corpo mole é característica de todos os representantes do grupo. Mesmo seu corpo sendo macio, atraindo a atenção dos predadores, os moluscos possuem defesas. Uma delas é a concha de calcário, encontrada na maioria desses animais.
   As três partes da estrutura corporal básica de um molusco são: cabeça, massa visceral e pé.
   Na cabeça encontram-se os órgãos dos sentidos. No caso do caracol, existem tentáculos com olhos e tentáculos especializados no olfato e no tato.
   Na cabeça há também a boca, na qual em muitos moluscos, existe uma língua com dentes de quitina, denominada rádula. Com a rádula o animal raspa algas e outros alimentos presos nas rochas. Em certos moluscos, como a ostra e o mexilhão, a cabeça quase não existe, tem apenas a boca.
   A massa visceral é onde se encontram as vísceras, ou seja, os órgãos responsáveis pelas funções vitais do organismo.
   O pé, uma estrutura muscular, possui funções de acordo com o tipo de vida de cada molusco: cavar, agarrar o alimento ou arrastar-se.
   No corpo dos moluscos há o manto, a pele que fica debaixo da concha, na região dorsal do animal, e é responsável pela formação da concha. O manto se dobra e forma a cavidade do manto. Nessa cavidade encontram-se os órgãos respiratórios e a abertura do ânus.
   Alguns moluscos possuem brânquias; outros respiram pelo manto. Existe um sistema circulatório com coração, e os sexos são geralmente separados, mesmo tendo espécies de caracóis e lesmas hermafroditas.

CLASSE DE MOLUSCOS
   Na classe dos gastrópodes estão os caramujos, os caracóis e as lesmas. Nos caracóis a concha fina facilita o deslocamento deles no ambiente terrestre, enquanto nos caramujos a concha mais espessa ajuda o animal a resistir os impactos das ondas. Nas lesmas não existem conchas ou elas são muito pequenas.
   Na classe dos bivalves são encontrados as ostras e os mexilhões. A concha desse animal é dividido em duas partes encaixadas, denominadas valvas, que abrem e fecham. Vivem no mar ou na água doce e respiram por brânquias.
   Os bivalves vivem enterrados no fundo do mar ou grudados em estruturas fixas. A maioria se protege contra os predadores fechando bem a concha com fortes músculos.
   Na classe dos cefalópodes estão as lulas, polvos, sibas e náutilos, todos são marinhos e estão entre os maiores invertebrados do mundo. Elas vivem em águas muito profundas. Nessa classe, os pés se transformaram em tentáculos ou braços.
   Os polvos não possuem concha; as lulas e sibas têm uma concha interna muito reduzida. Apenas os náutilos possuem concha externa.
   Como as lulas, sibas e polvos não possuem concha bem desenvolvida, elas têm a capacidade de deslocamento rápido para fugir dos predadores. Normalmente se deslocam soltando jatos de água pelo sifão.
   Os olhos com lentes dos cefalópodes formam imagens detalhadas dos objetos, o que também os ajuda na fuga e na captura de presas.
   Os cefalópodes também possuem outras adaptações na batalha contra os predadoras: são capazes de lançar jatos de tinta negra na água, que confundem o predador enquanto eles fogem; e são capazes também de mudar a cor da pele, o que lhes servem de camuflagem.


CARACOL - GASTRÓPODE


http://2.bp.blogspot.com/_KG3DDIs1slE/TAbjg6JyX8I/AAAAAAAAAAM/2cG32cpOR-c/s1600/caracol.jpg

BIVALVES

http://www.bioqual.pt/entrar_admin/noticias/animbivalves.gif

CEFALÓPODE


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHCQryrC-TwrUG0ACZRE2DhgPHSvBUvDYLUC0TsttSsJQA9cJwAWCVkXpC0gbHekQCJ9bX7IKfyuwsD0sqIdzeSWzLYdlr51WbvbJV5sRP5zfbiHP_VjBqc0f-XrYJlJsr0sbTtToDv4g/s1600/000000000000000000000000000000000000.jpg

    
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário