domingo, 31 de maio de 2015

Protoctistas:

O reino dos protoctistas (antes denominados protistas) é muito variado. Têm em comum o fato de serem eucariontes e não apresentarem tecidos. A maioria tem apenas uma célula, embora nesse reino existam algas com mais de 50 metros.
Inicialmente, os protozoários foram classificados no reino animal, e as algas no reino vegetal. Atualmente, aceita-se que existem muitos grupos diferentes de algas e de protozoários e que eles não mantêm uma relação especial com os animais nem com as plantas.
CARACTERÍSTICAS DOS PROTOCTISTAS:
Os protoctistas englobam grupos de seres vivos tão diferentes entre si que, numa análise mais superficial, fica difícil entender imediatamente que pertençam a um mesmo reino.
Tradicionalmente, os protoctistas são divididos em algas e protozoários. Os protozoários são os protoctistas heterótrofos, e as algas são os autótrofos. Além disso, entre as algas há unicelulares e pluricelulares.

São todos unicelulares e, heterótrofos, Alguns deles são predadores que se alimentam de bactérias ou de outros protoctistas. Outros protozoários são parasitas, Muitos deles podem se mover livremente para procurar seu alimento.
PRESENÇA DE ESTRUTURAS LOCOMOTORAS:
Ciliados
São recobertos de cílios, prolongamentos pequenos com os quais se deslocam. Em sua maioria, são predadores; entre eles, estão as vorticelas e os paramécios.
Flagelados
Caracterizam-se por apresenta flagelos, prolongamentos longos e delgados com os quais se deslocam. Alguns são parasitas, como o tripanossomo, causador da doença de Chagas.
Rizópodes
Também são conhecidos como amebas. Têm a propriedade de deformar a periferia de sua célula e modificar sua forma. Emitem, dessa maneira, expansões temporárias chamadas pseudópodes, com os quais se deslocam.
Esporozoários
Não têm orgânulos para sua locomoção. Todos são parasitas, como os representantes do gênero Plasmodium, causadores da malária.
Radiolários
Embora pertençam ao grupo dos rizópodes, merecem uma menção à parte. Caracterizam-se por fabricar um esqueleto de sílica com formas muito variadas.
AUSÊNCIA DE ESTRUTURAS LOCOMOTORAS:
Apicomplexos:

Alguns não possuem estruturas locomotoras, são os que pertencem ao grupo dos apicomplexos. São todos endoparasitas obrigatórios de plantas e animais, incluindo o ser humano. O nome Apicomplexa vem de uma parte da célula usada na perfuração da membrana das futuras células hospedeiras. Muitos tem o ciclo de vida complexo, com alternância de reprodução sexuada e assexuada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário