ESTE TEXTO É BASEADO INTEGRALMENTE DO NOSSO LIVRO DIDÁTICO
Os Fungos e o Ambiente
Os fungos são importantes decompositores. Eles se alimentam de substância orgânicas de folhas mortas, de cadáveres e de outros resíduos orgânicos que se encontram no solo e na água. E, dessa forma, devolvem os sais minerais e a água ao ambiente e contribuem para a reciclagem da matéria.
Porém a sua grande capacidade de decompor matéria orgânica pode nos causar problemas: os fungos destroem alimentos estocados, roupas, papéis, couro e muitos outros produtos. Foi o que o fungo fez com o pedaço de pão.
Também existem muitos fungos parasitas de plantas, que podem destruir plantações inteiras. E há ainda fungos parasitas de animais, como aqueles que se instalam em nosso corpo e causam a frieira, a micose, a candidíase (o popular "sapinho") e outras moléstias semelhantes.
Em compensação, o ser humano descobriu aplicações práticas para os fungos: alguns (chmados cogumelos) são comestiveis; outros são utilizados na fabricação de álcool, bebidas alcoólicas, pães, queijos e antibióticos. Além disso, os fungos mantêm certas relações ecológicas importantes para a sobrevivência de outras espécies, como os liquens e as micorrizas.
Como vivem os fungos
Algumas pessoas podem achar os fungos parecidos com as plantas. Mas eles não têm clorofila nem fazem fotossíntese, como as plantas. E, apesar de serem heterotróficos como os animais, os fungos também não se parecem com eles.
Por terem caracteristicas próprias, que não são encontradas em outros seres vivos, os fungos foram classificados em um reino só deles, o reino Fungi.
Alguns fungos (as leveduras) são unicelulares, mas a maioria é pluricelular. Observando um cogumelo ou um pouco de mofo ao microscópio, veremos que o corpo dele se compõe de um conjunto de filamentos, as Hifas. Elas estão entrelaçadas e forma o micélio, um conjunto que lembra uma minuscula teia de aranha.
O corpo dos fungos não é constituído apenas pela parte visível dos cogumelos, que tem muitas vezes a forma de uma guarda-chuva.As hifas do fungo penetram na matéria orgânica ou no corpo de organismos mortos digerindo e absorvendo essas substâncias. Uma parte dessas substâncias é usada na construção do corpo do fungo; outra parte serve de fonte de energia na respiração.
A Reprodução dos Fungos
Você sabe como os fungos, que não se movimentam, podem se espalhar por todo o planeta? Os fungos geram células microscópicas, os esporos, que podem ser levadas pelo vento. Os esporos dos cogumelos são produzidos na parte visível do fungo, conhecida como corpo de frutricação. Quando um esporo cai sobre a matéria orgânica, como uma fatia de pão ou uma fruta, ele se multiplica, originando hifas, que se ramificam e penetram no material. É assim que um novo fungo é formado. A produção de esporos, portanto, permite que organismos que não se deslocam, como os fungos, se espalhempor novos ambientes.
Conheça Melhor alguns fungos
Cogumelos e orelhas-de-pau são fungos bastante comuns. Alguns, como o Agaricus campestri (conhecido pelo nome francês de champignon) são comestiveis. Outros, como a amanita muscaria, são venenosos. Por isso não é uma boa ideia sair por aí colhendo cogumelos para comer. Antes é preciso saber quais são venenosos e quais não são. Só uma pessoa que os conhece bem consegue diferenciar uns dos outros.O bolor preto também é um fungo bastante familiar. Ele cresce na superfície de alimentos úmidos e os destrói.
http://farm4.static.flickr.com/3054/2634161488_6398d79e52.jpg
Alguns fungos, como os do gênero Aspergillus, contaminam os alimentos com substância extremamente tóxica, como as aflatoxinas, que causam câncer de fígado no ser humano. Eles têm mais chance de se desenvolver certos alimentos armazenados em locais úmidos, principalmente milho, trigo e amendoim. Por isso os órgãos responsáveis pela vigilância sanitária devem fiscalizar esses produtos para assegurar que eles não sejam contaminados pela aflatoxina.
O levedo de cerveja (Saccharomyces cerevisiae) é um fungo unicelular que obtém ernegia por fermentação, e, nesse processo, transforma o açúcar naturalmente presente nos alimentos em álcool e gás carbônico. Por isso é ultilizado na produção de alcóol e de bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.
O Levedo de cerveja encontra-se no fermento biológico de padaria e é ultilizado na produção do pão: ogás carbônico produzido na fermentação faz a massa crescer e ficar leve e macia. Com o calor do forno, o fungo morre, e o alcóol e o gás carbônico produzidos na fermentação evaporam.
Outro fungo muito importante para o ser humanidade é o Penicillium, o fungo que produz a penicilina, o primeiro antibiótico descorberto. Os fungos desse gênero são empregados também na produção de certos queijos, como o camembert e o roquefort.
Alguns fungos são parasitas de plantas cultivadas. Podem contaminar plantações inteiras de batata, trigo e outros vegetais, tornado esses alimentos impróprios para o consumo humano. É o caso do Claviceps purpúrea: ele ataca cereais e produz substâncias tóxicas ao ser humano, que podem causar envenenamento. Na europa medieval, milhares de pessoas morreram depois de comer cereais e derivados infectados pelo fungo.
Os Liquens
Os liquens apresentam-se em várias formas e cores; ás vezes lembram pequenas plantas. Crescem sobre o solo, rochas ou troncos de árvores, tanto nas regiões quentes dos desertos quanto nas regiões geladas.
Mas os liquens não são plantas, e sim associações entre fungos e algas verdes (clorofíceas) ou entre fungos e cianobactérias (cianofíceas).
Os fungos retiram água e sais minerais das rochas, solos ou troncos e da água das chuvas ou do ar. Com esses nutrientes, a alga (ou a cianobactéria) produz, por fotossíntese, as substâncias orgânicas necessárias ao seu próprio crescimento e ao fungo. O fungo protege também a alga contra o sol ou a perda de água em regiões secas.
Você pode perceber que, nesse caso, ambos os parceiros são beneficiados. Como você já sabe, esse tipo de associação é conhecido como mutualismo.
A associação entre fungos e algas permite que o líquen cresça em locais onde outros seres vivos não sobrevivam. Por isso dizemos que os liquens são seres vivos colonizadores: são eles, em geral, os primeiros organismos a se instalar em regiões sem vida.
Pedaços de liquens levados pelo vento (ou pela água ou por animais) chegam, por exemplo, a uma rocha, onde se instalam e começam a se reproduzir, ocupando áreas cada vez maiores. Com o tempo, alguns liquens morrem, e seus restos formam uma pequena área de solo onde outros vegetais podem crescer. Os liquens criam assim condições para que outros organismos se desenvolvam na região.
http://www.cecgodoy.pro.br/bancodeimagens/d/631-3/SEL-2008-fotos-variadas-agua-branca-e-botanico-212-md-web.jpg
Fungos Parasitas: Micoses
Muitos fungos vivem em nossa pele e mucosas sem causar maiores danos. Em certas circunstâncias, porém, os fungos podem se reproduzir rapidamente e provocar infecções, as chamadas micoses. O uso de antibióticos, o calor e o acúmulo de suor ou de umidade favorecem a instalação de micoses.
As micoses mais comuns ocorrem na pele, no cabelo, na unha e no pelos. É o caso da pitiríase versicolor, que se caracteriza pelo aparecimento de manchinhas mais claras, ou com coloração variada, na pele. Há ainda a micose conhecida como tinha pé ou pé-de-atleta, que se instala entre os dedos dos pés, causando vermalidão e, ás vezes, formação de bolhas.
Já a candidíase, provoca pelo fungo Candida albicans, pode afetar a pele e as mucosas da boca (causando o popular “sapinho”) ou na vagina.
Algumas micoses podem atingir órgãos internos, como os pulmões. Em geral, as que provocam infecções mais graves atacam pessoas com deficiência nas defesas do corpo, como os portadores de AIDS.
Como os fungos se desenvolvem melhor no calor e na umidade, após o banho, enxágüe-se bem, principalmente entre os dedos dos pés e na virilha. Evite emprestar ou pedir emprestados chuteiras, sapatos, meias e calções e procure não ficar tanto tempo de tênis. (se estiver em casa, use um chinelo.) É conveniente também alternar os sapatos de um dia para o outro. Se observar coceira, descamação ou pequenas vesículas na pele, em especial nos pés, ou mudança na pele, procure o médico.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOMmWTGV_I42a7QjhvBqG9nd0j_FFGwMSzKg0BwB_LL_pRW6-syJFsj9P5FGeNLU9vnilG7SmMXygnbc0aLbZQ90TmR9WTz4DX1nwZwEHx_KDl5hLSIHumtmR5JuERryTfTNwo-EmJq_A/s400/Tinea_Pedis-36.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário