sábado, 3 de setembro de 2011

FILO CHORDATA

CHORDATA: CORDADOS
CHORDA = CORDÃO


CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS CORDADOS:


1. Possuem corda dorsal ou notocorda que serve para dar sustentação ao embrião, dirigir a formação do tubo neural dorsal oco e dar origem à coluna vertebral. A notocorda se forma após o achatamento da gástrula, formando um disco. Aí se forma o sulco neural (quando um conjunto de células começa a afundar dando origem a um aglomerado no interior do embrião) o aglomerado de células forma o  tubo neural dorsal oco e a notocorda.


2. Apresentam tubo neural dorsal oco, serve para a formação do cérebro e do sistema nervoso, fica na posição dorsal. 



3. Possuem fendas faringianas ou branquiais: são fendas de função respiratória que podem desaparecer na fase embrionária ou persistir até a fase adulta. As fendas faringianas ficam até a fase adulta somente em animais aquáticos. Têm função de formar as brânquias e originar parte do sistema respiratório.



4. Apresentam epitélio revestimento, é uma camada externa do corpo que serve para proteger o organismo. O epitélio de revestimento pode ser: pele, pelos, escamas penas e placas ósseas 

5. Apresentam cauda pós-anal, é uma continuação do corpo que serve para deslocamento e equilíbrio. Todos os cordados a  possuem, em alguns casos, perderam a utilidade.





6. Possuem sistema digestório completo

7. Fecundação interna ou externa

8. Endoesqueleto: cartilaginoso ou ósseo





9.  Possuem um coração ventral, sendo este um orgão com a função de bombear o sangue pelo corpo, é circulação fechada o sangue circula nas veias e artérias. O coração ventral é composto por  átrios e ventrícolos.




FONTE: GOOGLE IMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário