DERMA: PELE
SÃO DIVIDIDOS EM VÁRIAS CLASSES: ASTEROIDES (ESTRELA-DO-MAR), EQUINOIDES (OURIÇO-DO-MAR), OFIUROIDES (SERPENTE-DO-MAR), HOLOTUROIDES (PEPINO-DO-MAR), CRINOIDES (LÍRIO-DO-MAR) E AINDA HÁ UMA ESPÉCIE UM POUCO DESCONHECIDA, A BOLACHA-DA-PRAIA
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
1. ALGUMAS ESPÉCIES DE ESTRELA DO MAR SE ALIMENTAM BOTANDO SEU ESTÔMAGO PRA FORA DO CORPO E INTRODUZINDO NO ANIMAL PREDADO, E AÍ JOGA ENZIMAS E INGERE O ANIMAL PARCIALMENTE DIGERIDO;
2. DIGESTÃO EXTRACELULAR;
3. MEDEM EM GERAL ALGUNS CENTÍMETROS DE DIÂMETRO, MAS ALGUNS CHEGAM A MEDIR 1 METRO;
4. TODOS SÃO MARINHOS;
5. TUBO DIGESTÓRIO COMPLETO
6. RESPIRAÇÃO FEITO POR BRÂNQUIAS OU PÉS AMBULACRÁRIOS;
7. TÊM SEXOS SEPARADOS
8. AS ESTRELAS-DO-MAR TÊM UM GRANDE PODER DE REGENERAÇÃO, SE UM BRAÇO FOR ARRANCADO COM UMA PARTE DO CENTRO DO CORPO, PODE ORIGINAR UMA NOVA ESTRELA INTEIRA.
ASTEROIDES (ESTRELA-DO-MAR)
EQUINOIDES (OURIÇO-DO-MAR)
OFIUROIDES (SERPENTE-DO-MAR)
HOLOTUROIDES (PEPINO-DO-MAR)
CRINOIDES (LÍRIO-DO-MAR)
BOLACHA DE PRAIA
AS CARACTERÍSTICAS QUE DISTINGUEM OS EQUINODERMOS DOS OUTROS GRUPOS SÃO:
1- QUASE TODOS POSSUEM ESPINHOS SOBRE A PELE, QUE SERVEM COMO DEFESA E PARA A LOCOMOÇÃO.
2- POSSUEM SISTEMA AQUÍFERO AMBULACRÁRIO. A ÁGUA QUE ENTRA NO EQUINODERMO VAI A UM CANAL QUE ESTÁ DENTRO DELE. DESSES CANAIS SAEM PEQUENOS TUBOS MUSCULARES QUE SÃO OS PÉS AMBULACRÁRIOS, COM OS QUAIS O ANIMAL SE DESLOCA LENTAMENTE. ESSE SISTEMA AUXILIA A RESPIRAÇÃO E O TRANSPORTE DE NUTRIENTES QUE PASSAM PELO CANAL, DISTRIBUINDO PARA TODO O CORPO.
3- POSSUI SIMETRIA BILATERAL NA FASE LARVAL, E SIMETRIA RADIAL SECUNDÁRIA NA FASE ADULTA, É UMA ADAPTAÇÃO AO MEIO TURBULENTO DAS ONDAS.
FONTE: GOOGLE IMAGENS
Nenhum comentário:
Postar um comentário